Gastronomia

Drinks que harmonizam bem com peixes e frutos do mar

3 Mins read

Saiba como harmonizar o sabor delicado de peixes e frutos do mar com bons drinks 

Sabores sutis e delicados são características marcantes de pratos à base de pescados e frutos do mar. Para ter uma experiência completa na hora de degustar pratos com esses ingredientes, que tal harmonizar com uma bebida? 

Equilíbrio e simplicidade são alguns princípios básicos na harmonização entre drinks e pratos com peixes, ostras ou outros frutos do mar. O sabor suave dos pescados deve ser harmonizado com bebidas de sabor leve e refrescante. Portanto, rum, whisky e conhaque são exemplos de bebidas que devem ficar de fora dessa combinação por terem sabor mais agressivo. 

Agora que você já sabe que bebidas com notas doces e pesadas não combinam bem com pratos à base de pescados e frutos do mar, continue a leitura e descubra quais as melhores combinações. 

Opte pelas bebidas cítricas e refrescantes

Bebidas com pouco ou nenhum processo de envelhecimento vão muito bem com peixes ou frutos do mar. Bons exemplos são vodka, gim, cachaça ou tequila. As notas mais limpas dessas bebidas permitem que os sabores do prato se destaquem. 

O sabor sutil e a maciez da carne de peixes e frutos do mar pedem bebidas leves e refrescantes, com um toque de acidez. Por isso, além das bebidas que já citamos, são bem-vindos também tônicas, sodas, hortelã, pepino, pimenta, alecrim e outras especiarias. O cítrico dos drinks que acompanham peixes e frutos do mar, normalmente, vem do limão. 

Na hora de criar os drinks, o importante é ressaltar os sabores e aromas do prato com equilíbrio. Sempre é válida a máxima “menos é mais”. Confira receitas de alguns drinks que podem fazer a diferença ao acompanhar pratos com peixes ou frutos do mar.

1 – Dry Martini

Esse drink combina muito bem com ostras, pois a textura seca do coquetel complementa o toque úmido e gorduroso da ostra de forma equilibrada. 

Anote a receita para o drink: 

  1. misture 60 ml de gim com algumas pedras de gelo por 10 segundos em um recipiente à parte; 
  2. retire o gelo e transfira a bebida para uma taça;
  3. dê 2 borrifadas de vermouth dry;
  4. sirva com uma azeitona.

2 – Gim Tônica

Anote o passo a passo para preparar em casa sua gim tônica: 

1. misture 50 ml de Dry Gin com 200 ml de tônica;

2. acrescente gelo;

3. Sirva com um zest de limão siciliano.

3 – Crafted Paloma

Anote a receita:

1. em um copo alto, umedeça a borda com limão e passe-a em uma mistura de pimenta rosa; 

2. no copo preparado, misture 50 ml de tequila, 25 ml de suco de limão tahiti e 15 ml  de xarope de agave até dissolver;

3. complete o copo com gelo e adicione 50 ml de suco de grapefruit fresco. 

E os vinhos? 

Além dos drinks, não podemos nos esquecer dos vinhos, que também devem ser escolhidos a dedo para harmonizar com pratos à base de peixes e frutos do mar. Muitas pessoas apostam no padrão vinho branco com peixe. Vinhos brancos e secos combinam bem com moquecas, por exemplo. Mas essa não é uma regra. Outros tipos de vinhos, como o rosé, também podem acompanhar. 

Como peixes e frutos do mar se harmonizam bem com bebidas refrescantes, também podemos considerar os espumantes como boas opções. O espumante Brut, por exemplo, é a combinação perfeita para acompanhar o salmão cru presente na comida japonesa, como sashimis e temakis. Para salmão assado, opte pelo vinho tinto leve, como o pinot noir.

Agora você já sabe como combinar bons drinks e vinhos com peixes ou frutos do mar. Simplicidade, parcimônia e equilíbrio para ressaltar o sabor dos pratos são premissas básicas. Leve essas dicas para a mesa e tenha excelentes resultados, além de uma experiência gastronômica surpreendente! 

Postagens relacionadas
Gastronomia

Diferentes combinações de sabores e formas de fazer o seu café

3 Mins read
O café está presente no dia a dia de todos os brasileiros, e você com certeza conhece alguém que é verdadeiro amante…
Gastronomia

Arte de torrar café: conhecendo os processos de torra

2 Mins read
O Brasil é o maior produtor de café do mundo, e esse posto não foi dado sem nenhum motivo, já que essa…
Gastronomia

É verdade que a acidez do azeite pode influenciar no sabor da comida?

2 Mins read
O azeite de oliva é um ingrediente fundamental na culinária global, valorizado não apenas por seus benefícios à saúde, mas também pela…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *