Cotidiano

Nutrição e cuidados para pets com deficiência

3 Mins read

Para qualquer tutor, o mais importante é garantir que o animal de estimação tenha a melhor vida possível, com muitas brincadeiras, passeios e momentos cheios de felicidade. Conforme o tempo vai passando, é normal que as necessidade dos pets acabe mudando, mas eles vão ser para sempre a melhor companhia que alguém pode ter. No entanto, muitas pessoas sentem medo de se apegar a animais que possuam algum tipo de deficiência, mas essa é uma ideia errada e ultrapassada.

Apesar de precisar de mais cuidados, um animal com deficiência é tão incrível e companheiro quanto qualquer outro. Pensar que eles são limitados é um engano que muitas pessoas cometem. Além de serem superamigáveis e amarem seus donos incondicionalmente, eles têm um sentimento de gratidão com quem cuida deles. Pets com algum tipo de deficiência merecem carinho e muitos momentos alegres, mas demandam mais atenção. 

Algumas dicas devem sempre ser levadas em consideração na hora de cuidar de um animal com deficiência, como, por exemplo, os gatos. Se o seu bichano tem dificuldade para se locomover ou não se sente instigado a comer, uma ideia é aderir a um comedouro para gatos que seja interessante e que chame a atenção dele. No caso dos cachorros, é sempre bom incentivá-lo a se movimentar, mesmo que de uma maneira mais leve. 

Confira abaixo outros cuidados essenciais de acordo com a deficiência que o seu animal possui.

Como cuidar de um pet com cegueira

A maioria dos animais consegue se adaptar relativamente bem à cegueira, mas ainda assim eles precisam de cuidados especiais para evitar que se machuquem dentro de casa. A primeira coisa que você deve fazer é não mudar nenhum item da casa de lugar. O ambiente em que ele vive deve continuar da mesma maneira, isso vai estimulá-lo a se lembrar do ambiente, o que evita que ele acabe esbarrando em alguma coisa.

Além disso, ensine ao animal sinais sonoros que indicam que para onde ele está indo tem algum obstáculo, assim ele vai saber quando parar e quando continuar. Se você tem um pet com deficiência visual, em hipótese alguma o leve para passear sem o uso da coleira e da guia, elas são muito importantes. 

Como cuidar de um pet com surdez 

Um animal com surdez necessita de cuidados mais específicos. Antes de mais nada, é muito importante tomar cuidado para que ele não acabe fugindo. O primeiro passo é se certificar de que a casa é segura para esse animal. O ideal é colocar na coleira uma identificação sobre a condição dele. Além disso, ensine-o comandos que são dados através do movimento das mãos e crie um sistema para chamar a atenção sempre que for necessário.

Sinais luminosos são ótimas opções, pois ajudam até mesmo quando o pet está de costas para você. Caso o seu animal com surdez seja filhote e ainda esteja se adaptando ao ambiente e à condição, uma dica é usar o piso como uma maneira de falar com ele, isso vale principalmente para pisos de madeira. Quando você bater no chão, o pet vai sentir a pressão e vai ser direcionado a olhar para você. 

Como cuidar de um pet com deficiência de locomoção

A primeira coisa na qual você deve pensar é na mobilidade que o animal deve ter dentro de casa. Caso o pet deficiente seja um gato, a casa deve estar preparada para evitar acidentes, com prateleiras mais baixas e com mais escadinhas para que ele possa subir em segurança. Em algumas deficiências, os pets não conseguem fazer tarefas comuns como se coçar ou limpar certas partes do corpo. Se esse for o caso do seu animal de estimação, você deve fazer essa função por ele periodicamente.

Outro ponto comum entre animais com deficiência de locomoção é a falta de reflexos na hora de urinar e defecar. Assim, em alguns casos, os donos devem aprender a esvaziar a vesícula urinária e a ampola retal do animal. Além disso, garanta que o ambiente do pet seja o mais confortável possível, já que ele não consegue se movimentar tanto. 

Postagens relacionadas
Cotidiano

Qual é a matéria-prima do masterbatch?

2 Mins read
O masterbatch é um produto muito utilizado na indústria de plásticos, pois permite colorir e adicionar propriedades aos termoplásticos de forma prática…
Cotidiano

Quais os principais cuidados com pets idosos?

3 Mins read
Afinal, pets idosos precisam mesmo de farmácia veterinária 24 horas delivery? É normal ter muitas dúvidas sobre os cuidados com os bichinhos…
CotidianoMundoTravelViagem

Saiba quem pode fazer intercâmbio de estudos e demais detalhes sobre o assunto

4 Mins read
Os programas de intercâmbio de estudos são uma forma incrível para os estudantes expandirem seus horizontes acadêmicos e culturais. Eles oferecem a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *