Casa e DecoraçãoCotidiano

Quais são os itens essenciais para tornar a cozinha tecnológica?

2 Mins read

Até pouco tempo atrás, a ideia de uma casa inteligente soaria como uma cena de ficção científica. Contudo, o avanço tecnológico das últimas duas décadas tem tornado isso um futuro cada vez mais próximo.

A principal vantagem de uma cozinha tecnológica é que ela possui eletrodomésticos conectados a outros aparelhos (como smartphones), o que permite a realização de tarefas à distância com maior conforto e segurança.

Em relação à cozinha, os eletrodomésticos inteligentes já são realidade e a tendência é que o consumidor encontre cada vez mais opções. Multiprocessador, miniforno elétrico e até iluminação smart são alguns exemplos de itens essenciais para uma cozinha tecnológica.

Geladeira

Nenhuma cozinha pode ser considerada boa sem uma ótima geladeira. Por isso, é preciso caprichar neste eletrodoméstico e priorizar aqueles com tecnologias de sensores capazes de monitorar a temperatura e umidade interna, além do nível de refrigeração. Todos esses fatores são essenciais para preservar os alimentos ainda mais.

Outras funções que se destacam são a refrigeração diferenciada para cada uma das áreas deste eletrodoméstico. Isso garante que áreas como prateleiras e gavetas na parte inferior recebam mais refrigeração (já que estão mais longe do freezer, em alguns casos), além de ser possível criar uma zona de descongelamento.

Algumas geladeiras tecnológicas ainda oferecem produção rápida de gelo, filtros especiais com efeito antibacteriano, entre outros exemplos. Além de garantir a qualidade dos alimentos de maneira mais adequada, esse aparelho consome menos energia. Alguns modelos premium podem exibir posts, vídeos e receber até comandos de voz.

Câmeras e sensores 

Esses dois itens são fundamentais para garantir a segurança de toda a casa, já que eles realizam a abertura de janelas e portas, detectam vazamento de gás, entre outras funções.

Por estarem conectados à internet, eles conseguem enviar alerta em tempo real para o usuário. Você é daquelas pessoas que saem de casa e costumam ficar na dúvida se desligou o gás? Em uma cozinha tecnológica, essa preocupação pode ser deixada para trás!

Micro-ondas e forno

Esse é um item na cozinha que facilita muito a vida de quem mora em casa, já que demanda pouco tempo para esquentar os alimentos, é prático e fácil de usar. Assim, um projeto de cozinha tecnológica precisa de um bom micro-ondas.

As inovações neste aparelho abrangem desde um maior controle da potência até economia de tempo e energia. Também é essencial verificar os materiais e o design, que ajudam na hora de limpar e são revestidos por materiais com ação antibacteriana. 

Recursos de inteligência artificial definem com mais exatidão o tempo de preparo de uma refeição, além de acompanhar o cozimento e descongelamento. Alguns modelos podem interromper a operação escolhida quando os alimentos já estiverem prontos para consumo, impedindo que ele passe do ponto desejado.

Já os fornos inteligentes podem ser acionados à distância e também notificam o usuário se este esqueceu o equipamento ligado. Outra vantagem é que esse tipo de fogão consegue receber comandos de voz — o que é estratégico quando você está com as mãos ocupadas ou fazendo outra atividade simultânea. Alguns modelos de forno smart também possuem regulagem mais precisa da temperatura e da chama.

Ter uma cozinha tecnológica é o futuro das casas inteligentes. A partir de eletrodomésticos smart, você pode preparar alimentos com mais segurança, precisão e conforto. E se esquecer algum aparelho ou o gás ligado, será rapidamente notificado para impedir acidentes e poder sair de casa com mais tranquilidade!

Postagens relacionadas
CotidianoTecnologia

Retailtech: o varejo aliado à tecnologia

2 Mins read
Entenda o que é o setor e por que a tecnologia é um dos pilares da evolução do varejo para os próximos anos.
Cotidiano

Ideias de jogos eróticos para casais

4 Mins read
Em um casal de longa data, às vezes é difícil manter vivo o frescor e a paixão que são sempre  necessários em…
CotidianoSaúde / Beleza

Colar de dentição âmbar: uso, segurança e alternativas

3 Mins read
Se você passou algum tempo com bebês ou crianças pequenas recentemente, pode ter visto um punhado deles usando colar de ambar. Esses…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *